A História

O fundador - Venerável Mestre Pushien

Mestre Pushien

Nascido em Taiwan no ano de 1943. Quando terminou seus estudos secundários, começou a frequentar diversos Templos e Mestres em busca de satisfazer sua inquietude a respeito do Buddhismo. Próximo aos seus vinte anos, decidiu retirar-se da vida mundana sendo ordenado monge aos vinte anos.

Dedicou-se aos estudos dos textos buddhistas e à prática da meditação. Quando cumpriu o período de formação de Mestre, ordenou discípulos e também foi escolhido para dirigir como Abade o Templo She Tuo Shang em Sin Tzu, Taiwan. Paralelamente a essas atividades, viajou por vários países transmitindo o Dharma, despertando o interesse e vocações nas pessoas por vários lugares por ele percorridos.

Em 1988, depois de ter estado por três anos nos Estados Unidos, foi à Argentina, onde apoiado pela comunidade chinesa, fundou o Templo Tzong Kwan, em Buenos Aires. Alguns anos depois, fundou em Tainan, Taiwan, o Templo Sien Long Shang.

Em 1989, chegou ao Brasil e em 1990, junto com a comunidade de Taiwan, comprou o terreno para construir o templo. No dia 29 de outubro de 1993, foi a cerimônia de inauguração desse Templo.

Em todos esses Templos, realizou atividades de jejum, retiros com práticas de meditação, leitura de Sūtras, palestras e obras para a comunidade. Posteriormente, estendeu essas atividades ao Paraguai e Chile a convite dos chineses que ali residem.

Em todos esses anos, beneficiou tanto seus compatriotas que vivem nestes países como os ocidentais que desejam adquirir conhecimento sobre o Buddhismo. Foi também convidado por várias Universidades tanto da Argentina como do Brasil para dar conferências sobre o Buddhismo.

O nome do Templo Tzong Kwan foi escolhido pelo Mestre Pushien em homenagem ao Bodhisattva Nāgārjuna, criador do Śāstra Mādhyamika (Comentário ou Tratado sobre o Meio). É o principal trabalho da Escola Madhyamaka ou Escola do Meio. A doutrina dessa Escola é oposta às categorias rígidas da existência e da não existência, e acredita na existência de um caminho superior do Meio que transcende as duas propostas anteriores. Então, Tzong Kwan é a tradução em chinês do nome dessa escola que baseia seu pensamento na doutrina enunciada pelo Bodhisattva Nāgārjuna.