Os monges (Sangha) do Templo Tzong Kwan

Venerável Mestre PushienVenerável Shifu Pushien

Nascido em Taiwan no ano de 1943. Quando terminou seus estudos secundários, começou a frequentar diversos Templos e Mestres em busca de satisfazer sua inquietude a respeito do Buddhismo. Próximo aos seus vinte anos, decidiu retirar-se da vida mundana sendo ordenado monge aos vinte anos.

Dedicou-se aos estudos dos textos buddhistas e à prática da meditação. Quando cumpriu o período de formação de Mestre, ordenou discípulos e também foi escolhido para dirigir como Abade o Templo She Tuo Shang em Sin Tzu, Taiwan. Paralelamente a essas atividades, viajou por vários países transmitindo o Dharma, despertando o interesse e vocações nas pessoas por vários lugares por ele percorridos.

 

Venerável Mestre Zhihan

Venerável Shifu Zhihan

Venerável Mestre Zhihan nasceu em Taipei, Taiwan. Aos dez anos de idade emigrou junto com sua família para Asuncion, Paraguai, onde residiu por três anos. Posteriormente emigrou ao Canadá onde passou sua adolescência e juventude na cidade de Vancouver, cursando ali os seus estudos secundários e universitários, graduando-se na Universidade de British Columbia.

Tomou refúgio buddhista aos 14 anos de idade e recebeu os Cinco Preceitos aos dezoito. Aos vinte e quatro anos decidiu converter-se em monge buddhista, motivo pelo qual retornou a Taiwan para seu treinamento monástico na tradição do Buddhismo Chinês no Templo Ling Yen.

No ano 1999 viajou aos Estados Unidos para continuar seus estudos sob orientação do Venerável Shifu Ren Chun e depois com Venerável Bhikkhu Bodhi. No referido período assumiu a presidência da prestigiosa Fundação Yin-Shun.

Sua primeira visita a Buenos Aires foi no ano 2000 junto de seu Mestre Ren Chun, para oferecer um ciclo de conferências abertas ao público na Asociación Buddhista de China, na Argentina.

Desde 2006, percebendo a necessidade espiritual dos argentinos, fez o voto de retornar a cada ano para seguir difundindo os ensinamentos de Buddha, tanto teóricos como práticos, no idioma local. Para concretizar seu propósito de difusão desses princípios da América Latina, fundou a organização Bodhiyāna para a tradução e publicação de antigos textos buddhistas e para a difusão do buddhismo na sua visão integral. 

Cargos atuais: Abade do templo Tzong Kwan em São Paulo, Brasil; Mestre gestor da Fundación Bodhiyāna em Buenos Aires, Argentina; Abade do Templo Yu Chuan em Asunción, Paraguay; Diretor de Bodhiyāna Buddhist Education Society em Vancouver, Canadá.

 

Venerável Mestra YintzuVenerável Shifu Yintzu

Venerável Mestra Yintzu nasceu em Chiayi, Taiwan em 1970. Durante o período de faculdade começou a participar de atividades junto à sociedade buddhista, tais como: retiros para universitários, cerimônias do Dharma, etc.

Em 1995 foi ordenada monja pelo Mestre Pushien e Mestra Yuanru. Em 1998 acompanhou Mestre Pushien ao Brasil para divulgar o Buddhadharma e desde então reside no Templo Tzong Kwan.
Cargo atual: vice abadessa do Templo Tzong Kwan em São Paulo, Brasil.