O Estilo Tzong Kwan

O Templo Tzong Kwan foi inaugurado pelo Ven. Shifu Pushien no ano 1993, e o nome Tzong Kwan significa a “investigação do caminho do meio”, esse nome é baseado na filosofia do Grande Mestre Nāgārjuna da antiga Índia.

Na história do Templo, temos alguns marcos significativos na linha do tempo:

Em 1993 o Templo foi inaugurado por Ven. Shifu Pushien;
Em 1998 Ven. Shifu Yintzu veio para o Brasil;
Em 2009 Ven. Shifu Zhihan, foi nomeado por Ven. Shifu Pushien como vice-abade, e depois abade do templo;
Em 2012 começou o empreendimento do Centro Cultural Tzong Kwan;
De 2015 à 2019 foram expandidas as propriedades do templo e hoje a expansão está completa;
Em 2020 é concretizado e estabelecido: O Estilo Tzong Kwan.

A transmissão da linhagem do Templo Tzong Kwan provém de Taiwan, e chamamos de “Buddhismo Mahāyāna de Taiwan”.

A proposta do Estilo Tzong Kwan é Beneficiar a si mesmo e Beneficiar aos outros.

“Beneficiar a si mesmo.”

O Estilo Tzong Kwan é formado por dois aspectos:
O primeiro aspecto é a Teoria
Em que acreditamos? O que ensinamos?

Nós acreditamos no Buddhismo Mahāyāna, o pensamento do Caminho do Bodhisattva.
A proposta é beneficiar a si mesmo e também ajudar aos outros. Esse pensamento está baseado no livro do Grande Mestre Yìnshùn, que fala do Buddhismo centrado no ser humano.

Nesse livro há três frases que ilustram essa proposta:
1- “Basear-se na simplicidade do Buddhismo Original.”
Isso é o Caminho do Shrāvaka, ou Shrāvakayāna. O caminho de dominar a própria cobiça, raiva e ignorância. A prática de dominar a si mesmo.
2- “Promover o Buddhismo do Período Médio.”
Significa seguir o caminho do Bodhisattva. A teoria e também a prática, compreender esse pensamento.
3- “Adotar os meios hábeis corretos, do Buddhismo do Período Tardio.”
“Corretos” significa que influi positivamente no alinhamento ao Buddhadharma. E implica que não trazem efeitos colaterais negativos ao longo prazo.
Essas frases fundamentam a proposta do que promovemos e ensinamos.

O segundo aspecto é a Prática.
Quais são as práticas que ensinamos?

As Práticas da Religiosidade: Refugiar-se no Buddha, Dharma e Sangha. Refugiar-se na Joia Tríplice, ou Três Joias. Não escolher apenas uma, ou duas, mas sim as Três Joias. Receber e manter os Cinco Preceitos, e um passo a mais na prática são os Preceitos de Bodhisattva. Além de refugiar-se, também recitar mantras, como “Om Mani Padme Hum”, recitar nomes dos buddhas e bodhisattvas, fazer cerimônia de arrependimento, etc.

As Práticas da Meditação: Nós ensinamos quatro técnicas de meditação fundamentais:
1- Meditação na lembrança do Buddha: sempre lembrar das qualidades e virtudes do Buddha, e buscar incorporá-las e desenvolvê-las em nossas vidas;
2- Atenção Plena na Respiração;
3- Os Quatro Fundamentos da Atenção Plena: Atenção Plena no corpo, nas sensações, na mente, e nas qualidades mentais;
4- Meditação no Amor Benevolente.

Essas são as práticas principais, mas não únicas.
Além dessas práticas, nós promovemos a alimentação compassiva vegetariana.

É sempre bom lembrar que Teoria e Prática devem ser desenvolvidas juntas. A teoria é como nossos olhos, que nos mostram a direção correta, e a prática é como nossas pernas, que nos levam pelo caminho. Se desenvolvemos apenas uma, nossa caminhada será mais difícil e talvez nos desvie do nosso caminho buddhista.

“Beneficiar aos outros.”

Qual a proposta de benefício aos outros?
De acordo com Estilo Tzong Kwan, nós promovemos a equidade dos gêneros, homens e mulheres. Não discriminamos nem religião, etnia, nacionalidade, cor da pele, aparência, idade, idioma ou orientação sexual. E não importa quais outras diferenças temos, somos todos seres humanos. Não discriminamos ninguém.
O que desejamos divulgar na América do Sul?
Em primeiro lugar, no coração das nossas atividades está a parte da tradução de textos buddhistas antigos. Desde o idioma original ao português e ao espanhol. Depois de traduzir publicaremos como e-Books (livros eletrônicos) e/ou áudio-livros.
Em segundo lugar, a educação é muito importante para nós. Sempre faremos cursos sobre filosofia e práticas buddhistas.
Em terceiro lugar, a cada ano queremos fazer grandes eventos buddhistas, como o “Mantra pela Paz Mundial”, Cerimônia aos Antepassados, etc, para que mais pessoas possam conhecer e acessar ao Buddhismo.
E por fim, treinaremos aqueles que queiram se tornar monges e monjas, e também professores leigos, para ajudarem a divulgar os ensinamentos. Pois, na verdade, não há muitas pessoas interessadas em seguir a vida monástica, e nós monges sempre somos poucos. Portanto, vamos treinar pessoas dedicadas em se aprofundar no estudo do Dharma Correto, para que possam nos apoiar na promoção e ensino do Buddhismo.

Conclusão

A divulgação do Buddhismo nos países não buddhistas, não é fácil.
Por que não é fácil? Pois para que a religião Buddhista possa se enraizar, será preciso aproximadamente duzentos a trezentos anos de esforço na vivência e na divulgação. Então esse trabalho necessita de paciência infinita. E temos que nos dedicar a isso. Temos que fazer todo o possível, mas mantendo o espírito de “sem apego aos resultados”, de acordo com o caminho do bodhisattva. A proposta é que enquanto estivermos aqui divulgando o Buddhismo, nossa prática também segue progredindo e avançando. E nós ajudamos e divulgamos o Buddhadharma aos outros sem pensar nos resultados. 

Há um ditado no Buddhismo, no caminho do bodhisattva, que diz: “O bodhisattva enfatiza o semear, e não pensa na colheita”. Possivelmente, de tudo o que fazemos, não veremos resultados na nossa vida presente. Mas o que temos que fazer é preparar a Senda Buddhista, pavimentar a Senda, para que o Sangha do futuro possa seguir, ensinar e fazer enraizar o Buddhismo na América do Sul. E assim será completo o Estilo Tzong Kwan.

Esse ano, em janeiro, justamente nos encontramos com o ciclo de praga centenária, o coronavírus, isso aparentemente é uma situação de perigo, mas eu acho que também é uma oportunidade para transformação. O vírus forçou a humanidade a repensar, e ajustar a direção do nosso futuro. Devemos planejar o futuro da nossa aldeia global com compaixão e sabedoria de maneira sustentável.

O Estilo Tzong Kwan – no idioma português

中觀道風 – 智翰法師開示 – no idioma chinês